AS CRIANÇAS EM SUAS RELAÇÕES COM A MÚSICA NO RECREIO ESCOLAR

Data da Defesa:
Fri, 03/15/2013
Palavra Chave:
Recreio escolar, Crianças em suas relações com a música, Ensino/aprendizagem musical

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações que os estudantes estabelecem com a música no recreio escolar. A partir deste objetivo buscou-se também entender quais são (e como se dão) as práticas musicais das crianças nesse ambiente, quais os meios utilizados por elas para presentificar essa música no recreio, como elas ensinam/aprendem música nesse momento da rotina escolar, como compartilham (ou não) a música com os colegas e como é a organização do recreio enquanto espaço de lazer na escola, com dinâmicas e lógicas distintas. Para isso, foi importante compreender a estrutura e a organização do recreio, como a música tece seus tempos e espaços, como as crianças aprendem/ensinam música enquanto brincam e fazem outras atividades nesse espaço/tempo escolar. Com uma abordagem qualitativa, o método adotado foi o estudo de caso, e os procedimentos de coleta de dados se basearam em observações e entrevistas. Foram adotados os princípios teóricos dos seguintes autores: para entender o recreio como um espaço social, Bourdieu (1997, 2004); para compreendê-lo como um espaço de lazer e aprendizagem, Marcellino (1990, 1998, 2006) e Dumazedier (1994); para refletir acerca da aprendizagem como forma de relação com o mundo, Charlot (2000); e para compreender o brincar e lúdico, Brougère (2001, 2004, 2010, 2012a, 2012b). Dentre as conclusões, destaca-se que as crianças se relacionam com a música no recreio de diferentes maneiras, utilizando aparelhos de som portáteis, canto e percussão para presentificá-la na escola. Elas ensinam e aprendem música por meio de brincadeiras e de outras formas de interação como conversa, canto e percussão. Estudar esse período da rotina escolar revelou-se enriquecedor para abordar os processos de ensino/aprendizagem musical das crianças e, com isso, conhecer as práticas pedagógico-musicais na escola.

Banca/Orientador(es):
Profª. Drª. Lilia Neves Gonçalves (UFU)
Banca / Examinador(es):
Profª. Drª. Maria Guiomar Carvalho Ribas (UFPB) Prof. Dr. José Soares de Deus (UFU)