Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Artes / Mestrado, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, iniciou suas atividades regulares em março de 2009. O projeto de implantação do programa resultou de um desejo histórico de docentes/pesquisadores de Artes Visuais, Música e Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. O seu ponto de partida foi a existência dos cursos de graduação consolidados das três áreas e a suas respectivas potencialidades de formação de profissionais para o ensino de arte e para a área cultural da cidade de Uberlândia e região. Com experiência no oferecimento de  pós-graduação lato-sensu em Artes, as áreas de Teatro, Música e Artes Visuais, investiram na capacitação de artistas, professores e pesquisadores realizando em várias edições, de cursos de especialização, como : Especialização em Ensino de Artes Plásticas ( 1996-2000); Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música (1992/1993); Música e Indústria Cultural (1994/1996); Especialização em Piano, violão, Canto e Flauta Transversa (1996/1997) e  Interpretação Teatral (2005/2006).
Os docentes do PPGArtes atuam como pesquisadores e líderes em grupos de estudos, laboratórios e núcleos de pesquisa  sobre diversos temas ligados ao campo das Artes. Em seu segundo ano de atividades, o curso de Mestrado do Programa titulou sua primeira turma entre fevereiro e junho de 2011. O PPG Artes  realiza anualmente seu Seminário de Pesquisa no qual promove o debate sobre os projetos de pesquisa dos docentes com a participação de convidados externos. Sendo o principal evento científico do PPGARTES, conta em sua programação, com conferências, mesas redondas e programação artística gratuita e aberta ao público.