Poéticas do olhar: escopofilia e panoptismo em uma produção videográfica
Resumo: "Poéticas do olhar: escopofilia e panoptismo em uma produção videográfica‟ é uma pesquisa poética na linha de práticas e processos em artes visuais, realizada no período de 2010 a 2012. A pesquisa apresenta as produções em vídeo e os pressupostos teóricos que emergiram destas produções. Trata do „olhar contemporâneo‟ a partir dos conceitos de escopofilia e panoptismo que se desdobram em questões como voyeurismo, vigilância e exibicionismo. A produção artística se constitui de um conjunto de quatro trabalhos, que apelam à interatividade, denominados „Olho Mágico‟, „Telescópio‟, „Janela‟ e „À Espreita‟. A hipótese que permeia a pesquisa é que os atos de espiar e espionar são análogos na atual „sociedade da vigilância‟. Do mesmo modo, este estado de coisas nutre as poéticas dos artistas que questionam tal realidade em produções nas quais o observador se coloca no lugar daquele que observa e, também, daquele que é observado. As bases teóricas estão nas ideias e estudos de Michel Foucault, Sigmund Freud, Jaques Lacan, Arlindo Machado, Jacques Aumont e Philippe Dubois, bem como outros autores, artistas e obras que contribuem para que estas questões sejam transpostas para o terreno do vídeo.