“A música sertaneja é a que eu mais gosto!”: Um estudo sobre a construção do gosto a partir das relações entre jovens estudantes de Itumbiara-GO e o Sertanejo Universitário

Discente:
Daniela Oliveira dos Santos
Tipo:
Dissertação
Curso:
Mestrado em Artes
Data da Defesa:
Fri, 03/09/2012
Palavra Chave:
Jovens e Música; Construção do Gosto; Educação Musical; Sertanejo Universitário.

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como o gosto é construído a partir das relações entre jovens estudantes e o Sertanejo Universitário. Foram escolhidos sete jovens, dentre os estudantes do Colégio da Polícia Militar – Unidade Dionária Rocha, localizada na cidade de Itumbiara-GO, com idade entre 14 e 17 anos, para participar da investigação. Nos objetivos específicos, pretende-se identificar as práticas que os jovens estabelecem com o Sertanejo Universitário e destacar como o gosto é apropriado nas/a partir dessas diversas práticas e, por conseguinte, compreender os processos de aprendizagem existentes nessas relações. No intuito de melhor entender o campo em que esta pesquisa se insere, a revisão da literatura destaca estudos associados à juventude na contemporaneidade, à relação jovem-música-escola e jovem-música-gosto, além de uma breve trajetória da música sertaneja, com destaque para sua vertente atual, o Sertanejo Universitário. No segundo capítulo, é apresentado um panorama da Sociologia da Música, com ênfase em sociólogos que colaboraram para o crescimento da área. Ainda no mesmo capítulo, é destacada a teoria do gosto, de Antoine Hennion, sendo ressaltados seus fundamentos a partir de três pilares: o gosto como uma performance, a construção do gosto com apoio na atividade coletiva e a reflexividade do amador. No terceiro capítulo, são detalhados os procedimentos metodológicos aplicados à pesquisa, optando-se pelas entrevistas narrativas como técnica de coleta de dados. Ainda neste capítulo, encontram-se informações sobre as observações realizadas na escola e durante um evento de música sertaneja, além da filmagem de um show realizada na Festa do Arraiá, em Itumbiara-GO. Para a análise, utilizo a técnica da triangulação dos dados, destacando o que os jovens narraram sobre suas práticas e performances com o Sertanejo Universitário, em que aspectos seu gosto se apoiava em uma atividade coletiva e de que forma aconteciam momentos de reflexividade. As observações realizadas permitiram a visualização das ações dos jovens envolvidos com a música, sendo igualmente importantes as reflexões sobre a escola como um espaço no qual os jovens realizam diversas práticas musicais. Nas considerações finais, é apresentada minha compreensão sobre o gosto como o resultado de uma série de práticas que os jovens estabelecem com a música, tais como: a escuta constante, o canto, a dança, dentre outras. Esta pesquisa proporciona também conhecer as estratégias utilizadas pelos jovens estudantes pesquisados para suas práticas musicais. Dessa forma, o gosto se constrói nas diversas práticas que foram percebidas enquanto os jovens executavam um instrumento (performance), nos vários momentos em que destacaram a importância do estar junto dos colegas, dos amigos e da família (atividade coletiva) e quando, por meio de uma palavra ou até mesmo pela ausência desta, davam provas de seu gosto por meio de uma atividade reflexiva.

Banca/Orientador(es):
Profª. Drª. Sônia Tereza da Silva Ribeiro
Banca / Examinador(es):
Profª. Drª. Luciana Marta Del Ben (UFRGS) e Profª. Drª. Margarete Arroyo (UFU)