Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico
Resumo: A premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem
caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro
(sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de
universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um
artista cênico com uma sensibilidade mais aguçada no que se refere à interação com a
cidade contemporânea. A formatação da aula primou pela inserção de princípiostécnico-
corporais catalogados através de um processo de Auto-Etnografia da trajetória
formativa do pesquisador, com ênfase em sua experiência nas manifestações Dança de
Rua (B.boying), Le Parkour e Release Tecnique (Dança Contemporânea) e também pela
aplicação de cursos rápidos nos quais os alunos foram estimulados a experienciar
espaços das cidades caracterizados pela diversidade de texturas e volumes.