A dança dos orixás de Augusto Omulu e suas confluências com a Antropologia Teatral

Discente: 
JUNIOR, Antonio Marcos Ferreira
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Mestrado em Artes
Data da Defesa: 
Mon, 02/28/2011
Palavra Chave: 
Dança dos Orixás. Antropologia Teatral. Augusto Omolu. Eugênio Barba. Dança Afro-brasileira. Candomblé.

RESUMO
O foco da presente dissertação é a Dança dos Orixás elaborada por Augusto
Omolu na perspectiva da experiência com os princípios de formação do ator/bailarino
encontradas na Antropologia Teatral de Eugênio Barba. Neste trabalho a experiência tem
papel central como metodologia e também como abordagem: a pesquisa se fez em
campo. O presente trabalho se divide em quatro partes. Na primeira parte através do eu;
experiências; com-vivências; apreensõe apresento as impressões, sensações de um
processo que foi pessoal com grande carga de subjetividade. Apresento, também,
análises do meu processo de desenvolvimento artístico e sócio-psicofísico. Na segunda
parte apresento as falas do mestre usando as transcrições de suas aulas que tornam
possível ver e entender como ele absorveu e reorganizou os princípios da Antropologia
Teatral e por outro lado como os aplica nos princípios corporais absorvidos na dança do
candomblé. Na terceira parte Dança dos Orixás; Antropologia Teatral; Ator/ Bailarino –
Triângulo Amoroso apresento os princípios da Antropologia Teatral que se destacam nas
falas de Eugênio Barba - e de alguns de seus colaboradores – em especial, energia,
dilatação corporal, pré-expressividade, resistência e treinamento. Na quarta parte,
apresento uma breve historiografia da formação da cultura do candomblé no Brasil, e
aponto as nações vindas de lá como responsáveis pela formação de uma cultura religiosa
e artística eminentemente brasileiras. Ao final desta dissertação, defendo a legitimidade
e consistência da proposta de Mestre Augusto Omolu elaborador de uma “técnica” de
dança que oferece condições sócio-psicofísicas e artísticas para pesquisadores e artistas
que querem analisar e desenvolver trabalhos a partir de uma dança brasileira de matriz
africana.

 

Banca/Orientador(es): 
Profª. Drª. Renata Bittencourt Meira
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Fernando Manoel Aleixo - UFU e Profª. Drª. Suzana Maria C. Martins - UFBA