Processos de apreensão/transmissão musical e formação de pesquisadores / professores de Música

Período:

2009 - 2014
Descrição: A pesquisa é de natureza qualitativa e considera a importância dos estudantes em formação refletirem sobre os diferentes espaços onde se desenvolvem processos de apreensão e transmissão musical. No caso da internet estuda-se o caso violão.org. No caso dos filmes o estudo se faz a partir de princípios que mostram as cenas filmicas constituídas de imagens, textos, sons e discursos formando um conjunto de representações no sentido semiótico. A questão de pesquisa quer entender de que forma os processos de apreensão/transmissão musical e formação de professores de música estão sendo produzidos ou ensinados nestes diferentes espaços. O objetivo geral da investigação visa descrever e analisar dados dos locais selecionados bem como organizá-los e interpretá-los. Os resultados parciais do estudo já discutiram categorias que destacam o violão.org como espaço formativo musical. No que se refere aos filmes elaborou-se categorias para a descrição dos elementos técnicos, estéticos e de conteúdos da produção fílmica. A pesquisa é ampliada para a investigação em escolas regulares e/ou específicas de música. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 4) .

Coordenadora: Sonia Tereza da Silva Ribeiro