IX Seminário Pesquisa em Artes:

“Arte e cidade:

uma reflexão sobre práticas artísticas e visualidades urbanas”.

O IX Seminário Pesquisa em Artes, organizado pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia – IARTE/UFU, foi realizado de 18 a 22 de setembro de 2017 no Museu Universitário de Arte -  MUnA.

O tema desta edição do evento, “Arte e cidade: uma reflexão sobre práticas artísticas e visualidades urbanas”, relaciona-se a abordagens presentes em estudos sobre a atuação de artistas em mostras e manifestações urbanas. O local de criação artística relaciona-se, para alguns autores, a dados ligados à memória, percepção e sensibilidade, mas também é palco de manifestações sociais e de questionamento sobre valores urbanos e humanos. Para Giulio Carlo Argan a cidade em sua visualidade expressa também um discurso.  Para o autor, a obra de arte determina um espaço urbano: “o que a produz é a necessidade, para quem vive e opera no espaço, de representar para si de uma forma autêntica ou distorcida a situação espacial em que opera”. O tema relaciona-se também a parte dos projetos dos alunos ingressantes sobre a história da arquitetura, cartografia, fotografias urbanas, ativismo e manifestações sociais e grafite, entre outros.  O Seminário de Pesquisa em Artes, um evento já consolidado, em sua nona edição, representa uma oportunidade de integração entre alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, e debate sobre projetos de iniciação científica e de mestrado.

O evento deste ano contou com as palestras muito iinstigantes de professores convidados. A Prof. Dra Renata Zago (UFJF) abordou o tema  “História da arte como história das exposições: a Bienal de São Paulo na última década (2006-2016)”. O Prof. Dr. Marcelo Mari (UnB) proferiu a palestra: “Do ativismo cultural às lutas contra o golpe no Brasil: artes visuais nas ruas (2005-2016)”.

Dentro da programação do Seminário foi realizado ainda o curso: “Arte e política: a crise geopolítica mundial na Documenta 14”, organizado pelas Professoras Doutoras Beatriz Basile da Silva Rauscher e Nikoleta Kerinska, ambas integrantes do Grupo de Pesquisa Poéticas da Imagem (IARTE/UFU).  No curso foi apresentado um quadro teórico sobre a temática da Documenta, relacionando conceitos a partir de referências bibliográficas de curadores e artistas selecionados durante o evento. Na segunda e na terceira seção do curso foram apresentados registros de trabalhos artísticos e depoimentos de artistas, articulados com o quadro teórico apresentado.

Foi realizada também, dentro da programação do evento, a apresentação de trabalhos dos Grupos de Pesquisa do IARTE/UFU, sob a coordenação da Prof. Dra. Luciana Arslan. A programação incluiu ainda a apresentação da Companhia Uai Q Dança com o espetáculo “Des(cubra)”, com a intérprete Patrícia Borges e direção de Fernanda Bevilaqua. O evento foi encerrado com o concerto de música eletroacústica “Cidades Invisíveis”, com curadoria de Daniel L. Barreiro (UFU) e obras de Annie Mahtani, Fernando Iazzetta, Jonty Harrison e Suk-Jun Kim.

Integrando o evento o Muna apresentou a exposição “Proposições Pendulares”: coletiva dos artistas brasilienses André Vechi, César Becker, Gabi, Rodrigo Alcântara, Samantha Canovas e a artista convidada Cecília Bona.

As pesquisas de iniciação científica e de mestrado apresentadas pelos docentes foram amplamente debatidas pelos professores e pesquisadores da área, resultando nesta seleção de textos aqui publicada.

Maria Antonia Couto da Silva

(Pós-doutoranda – IARTE-UFU)