VI Seminário de Pesquisa em Artes

A ideia central desta edição foi a discussão do processo de criação em arte. Consideramos aqui que o pesquisador, ao refletir sobre seu processo de criação, percebe uma unidade ou célula a partir da qual pode compor. Sendo um gesto corporal, uma voz, um corpo, acorde, um traço, objeto e/ou uma matéria, é por meio da unidade que nos inscrevemos no espaço-tempo e em nosso entorno. Diversas operações podem ser feitas com essa unidade: alternâncias, desvios, tramas e gradações, entre outras, dentre as quais destacamos a repetição. Tais operações podem consubstanciar a transformação daquela unidade no tempo e no espaço, a depender de uma rítmica, de uma velocidade dessa transformação. O pesquisador pode considerar tais questões no interior de um trabalho específico, em sua conduta criadora ou mesmo em seu percurso poético como um todo.

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A ideia central desta edição foi a discussão do processo de criação em arte. Consideramos aqui que o pesquisador, ao refletir sobre seu processo de criação, percebe uma unidade ou célula a partir da qual pode compor. Sendo um gesto corporal, uma voz, um corpo, acorde, um traço, objeto e/ou uma matéria, é por meio da unidade que nos inscrevemos no espaço-tempo e em nosso entorno. Diversas operações podem ser feitas com essa unidade: alternâncias, desvios, tramas e gradações, entre outras, dentre as quais destacamos a repetição. Tais operações podem consubstanciar a transformação daquela unidade no tempo e no espaço, a depender de uma rítmica, de uma velocidade dessa transformação. O pesquisador pode considerar tais questões no interior de um trabalho específico, em sua conduta criadora ou mesmo em seu percurso poético como um todo.

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