CONTRIBUIÇÕES DA FONÉTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRONÚNCIA DE LÍNGUAS NO CANTO

Discente: 
Jeanne Maria Gomes da Rocha
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Programa Pós-Graduação em Artes - Mestrado em Artes
Data da Defesa: 
Mon, 05/27/2013
Palavra Chave: 
Dicção para Cantores. Fonética Articulatória. Alfabeto Fonético Internacional (AFI). Transcrição Fonética. Pedagogia Vocal.

RESUMO:

Esta dissertação centra-se nas contribuições da Fonética no processo ensino e aprendizagem da pronúncia de línguas no Canto. Para isto, investiga uma proposta de ensino elaborada com base nesta disciplina da Linguística, a Fonética, com ênfase na articulação e representação dos sons da fala – a Fonética Articulatória e o Alfabeto Fonético Internacional (AFI) em sua prática, a transcrição fonética. Fundamenta-se em literaturas sobre Fonética e Fonologia, da área de Linguística, sobre o Ensino de Línguas, da Linguística Aplicada e, sobre Dicção para Cantores, das Artes – especificamente, da subárea Música, o instrumento Canto. Com base no diagnóstico da disciplina Dicção em cursos técnicos e graduação em Canto de algumas instituições na região do Triângulo Mineiro, reflete e sugere mudanças de aspectos didáticos e pedagógicos, em função da formação de cantores professores de Canto. Pretende contribuir com reflexões teóricas, material didático e abordagens para o ensino da pronúncia das principais línguas do repertório erudito praticado no Brasil.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Flávio Cardoso de Carvalho - Orientador (UFU) Prof. Dr. José Sueli Magalhães - Co-orientador (UFU)
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. José Soares de Deus (UFU) Prof. Dr. Ângelo José Fernandes (UNICAMP)