O SER ANIMADO: Análise da animação de objetos com referência nas Ações básicas de esforço de Rudolf Laban

Discente: 
Ana Carla Machado de Moraes
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Programa Pós-Graduação em Artes - Mestrado em Artes
Data da Defesa: 
Mon, 06/25/2012
Palavra Chave: 
Teatro. Animação. Objetos.

Resumo: Esta dissertação vem ao encontro da necessidade cada vez maior de fundamentar e abrir ao
crescente número de interessados, os processos de criação em Teatro nas diferentes linguagens cênicas. A exploração de uma relação sensível e não utilitária entre sujeito e objeto está presente na vida cotidiana desde os tempos mais remotos. Assim também passou a ser na dramaturgia atual, sobretudo no que se convencionou chamar, desde meados dos anos 80, como Teatro de Objetos, uma linguagem dentro do Teatro de Animação. Esta pesquisa teve por objetivo investigar alguns elementos encontrados no método de Rudolf Laban que auxiliassem tecnicamente o trabalho de animação no Teatro de Objetos, do ponto de vista do movimento expressivo do corpo do objeto, e a possibilidade temática de composição de partituras de ações a partir da experimentação de relações poéticas inerentes a essa linguagem cênica denominadas aqui como: Poéticas de Vida, Poéticas de Risco e Poéticas de Morte. As
partituras foram compostas separadamente por três estudantes do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, de acordo com cada uma das três relações poéticas, durante a realização do Laboratório Seres, até chegarmos às Partituras Essenciais. Em seguida, as partituras essenciais das ações dos objetos, filmadas e descritas pelos atores em fichas, foram analisadas dentro de quadros relacionados aos elementos espaço, tempo, peso e fluência. Por último, criamos frases de movimento descrevendo as Partituras Essenciais e localizando as suas ações, estados de espírito e situações. O estudo revelou que essa forma de análise e registro em Teatro de Objetos, possibilita tanto o aprimoramento técnico dos artistas quanto o desenvolvimento de cenas a partir de um potencial poético.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Paulo Ricardo Merísio (UFU)
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Mario Ferreira Piragibe (UFU) Profª. Drª. Adriana Schineider Alcure (UFRJ)