INSTALAÇÕES INTERATIVAS DIGITAIS OS CÓDIGOS ESTÉTICOS E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA
Resumo: A investigação nesta dissertação tem como foco a fruição estética por meio da linguagem híbrida da arte tecnológica, indagando sobre o seu papel na construção de conceitos, atribuições de sentido e valores que a fundamentam e que permeiam as instalações interativas digitais. Para essa finalidade, tornouse necessário o entendimento dos caminhos e definições da estética à autonomia da arte. Esboçamos, assim, uma pequena abordagem sobre as relações entre estética e arte, evidenciando o desenvolvimento do conceito ligado à produção artística e à práxis social e cultural específica de cada momento histórico. A partir da experiência com as obras da décima segunda edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – File 2011, selecionamos três instalações interativas digitais para estudo e análise. Ao descrever estruturalmente os trabalhos refletimos a respeito das concepções estéticas e das propriedades identitárias que fazem parte dos objetos artísticos em estudo.
Verificamos quais efeitos estéticos intrínsecos a esses dispositivos tecnológicos marcam essa produção e dão existência concreta aos trabalhos no campo expandido da arte contemporânea. Ponderamos as diferentes abordagens sobre essas propriedades, como a questão técnica, os níveis de
interação obra/público/espaço que constituem a arte tecnológica e especificamente as obras selecionadas.