MEMÓRIAS EM QUEDAS: OS VIEWPOINTS COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Discente:
Adriana Moreira Silva
Tipo:
Dissertação
Curso:
Programa Pós-Graduação em Artes - Mestrado em Artes
Data da Defesa:
Tue, 04/23/2013
Palavra Chave:
pedagogia, teatralidades, contemporâneo, viewpoints

Resumo: A pesquisa parte da investigação acerca dos aspectos das teatralidades contemporâneas que permeiam a linguagem teatral. Por meio dos viewpoints, dos jogos teatrais e da relação entre ambos, a proposta foi provocar no espaço escolar – principalmente nos alunos- um outro olhar para a cena na contemporaneidade. Os viewpoints, bem como os jogos teatrais, são de caráter improvisacional e por isso, propõem a construção de novas relações com o espaço e com o tempo, cujas percepções por meio da escuta e do olhar logo são ampliadas para os demais elementos teatrais, como, a palavra, a presença do espectador e a posição ocupada pelo próprio atuante da cena. Com intuito de evidenciar essas relações e de gerar novas possibilidades de ensino/aprendizagem, o presente trabalho é uma análise de tais buscas e de como isso culminou na experiência do processo criativo com o espetáculo Memórias Em Quedas, apresentado por uma turma de 8º ano da educação básica da rede particular de ensino na cidade de Uberlândia/MG.

Banca/Orientador(es):
Prof. Dr. Narciso Larangeira Telles da Silva (UFU)
Banca / Examinador(es):
Profª. Drª. Vilma Campos Leite (UFU) Profª. Drª. Carminda Mendes André (UNESP)