IMPRO visa AÇÃO: Uma Proposta de Treinamento para Teatro de Improviso

Data da Defesa:
Mon, 02/25/2013
Palavra Chave:
Impro, Improvisação, Treinamento, Viewpoints.

Resumo: Impro ou Improv é uma forma de teatro em que o espetáculo é criado durante sua execução com a presença da plateia. Forma de arte influenciada diretamente pelos trabalhos artísticos e literários do diretor inglês Keith Johnstone e da diretora estadunidense Viola Spolin, exige do ator um treinamento de habilidades específico. Esta pesquisa parte de minha experiência como atriz no espetáculo de  Teatro-Esporte Qual o Seu Pedido? em Brasília-DF articulada com os teóricos do Impro, com os Viewpoints desenvolvidos pelas diretoras estadunidenses Anne Bogart e Tina Landau, e os escritos do técnico de vôlei masculino, Bernardinho. Como trabalho de campo, tracei e experimentei um sistema de treinamento com o grupo Impro.Ato em Brasília-DF e prática docente com os alunos da disciplina Tópicos Especiais e Tendências do Teatro Contemporâneo: Teatro-Esporte e Improvisação que ministrei no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Essas práticas contribuíram para se refletir sobre a importância do treinamento em Impro na formação de um ator-improvisador. Os desdobramentos da pesquisa, como a participação no curso intensivo do Centro de Treinamento em Improviso Second City em Chicago-IL, EUA, e a execução do espetáculo Linha Vermelha com o Impro.Ato, também foram pontuais nas reflexões a cerca do treinamento proposto e os resultados obtidos.

Banca/Orientador(es):
Prof. Dr. Narciso Larangeira Telles da Silva (UFU) Profª. Drª. Mara Lúcia Leal (Co-orientadora) (UFU)
Banca / Examinador(es):
Profª. Drª. Vilma Campos Leite (UFU) Profª. Drª. Mariana de Lima e Muniz (UFMG)