NÉVOAS & CRISTAIS: Recriação Tecnológica e Estudo Performático

Discente: 
Daniela dos Santos Leite
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Programa Pós-Graduação em Artes - Mestrado em Artes
Data da Defesa: 
Fri, 04/12/2013
Palavra Chave: 
Névoas & Cristais. Jônatas Manzolli. Eletrônica em tempo real. Recriação tecnológica. Performance musical. Vibrafone e eletrônicos em tempo real.

Resumo:  Esta pesquisa descreve o processo de recriação da parte tecnológica e realização da performance da obra Névoas & Cristais de Jônatas Manzolli. Criada em 1995, essa obra representa um marco importante na história de composições brasileiras para instrumento de percussão com suporte tecnológico, pois foi a primeira composição de um brasileiro para vibrafone e eletrônicos em tempo real na qual foi utilizado controle computacional. No entanto, a incompatibilidade dos dispositivos e software utilizados naquela época com a tecnologia atual inviabilizou sua performance. Dessa forma, com o objetivo de refazermos a performance da obra, foram necessárias adaptações dos dispositivos eletrônicos utilizados e a recriação da parte tecnológica com equipamentos e software atuais. A metodologia utilizada partiu de um levantamento bibliográfico que gerou uma retrospectiva história sobre o desenvolvimento da tecnologia e sua utilização no meio artístico e musical, além de uma reflexão sobre a permanência das obras mediadas pela tecnologia. Em seguida, através do estudo de um artigo de autoria do compositor, e da análise via escuta da gravação realizada com a programação original pelo percussionista André Juarez, recriamos a parte tecnológica utilizando o software PureData e descrevemos as estratégias adotadas. Com a nova programação, foi possível realizarmos outra vez a performance da obra e desenvolvermos um estudo comparativo entre a gravação feita por André Juarez e a gravação obtida com a nova programação. Finalizamos refletindo sobre o trabalho produzido e a importância da recuperação de obras musicais mediadas pela tecnologia. Concluímos, através da análise comparativa, que os objetivos iniciais foram alcançados, pois foi possível recriar a parte tecnológica da obra utilizando dispositivos e software atuais, gerando resultados sonoros semelhantes à programação de 1995.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Cesar Adriano Traldi (UFU)
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Daniel Luis Barreiro (UFU) Prof. Dr. Jônatas Manzolli (UNICAMP)