REFLETS DANS L’EAU, DE CLAUDE DEBUSSY: caminhos interpretativos revelados pela análise de gravações da obra

Discente: 
Gisela de Oliveira Gasques
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Programa Pós-Graduação em Artes - Mestrado em Artes
Data da Defesa: 
Thu, 04/11/2013
Palavra Chave: 
Reflets dans l’eau. Sonic Visualiser. Análise de gravações. Interpretação musical. Claude Debussy.

Resumo: Este trabalho apresenta a análise de gravações de diferentes interpretações da obra Reflets dans l’eau, do ciclo Images, de Claude Debussy, e uma proposta interpretativa elaborada pela pesquisadora com base no estudo realizado. A obra Reflets dans l’eau de Claude Debussy é uma peça que possui materiais harmônicos e rítmicos diversos, seja pela presença de materiais escalares pouco usuais no sistema tonal ou pela forte presença do rubato, o qual fornece diversas opções para o intérprete em torno da agógica e da dinâmica. A ênfase no aspecto sonoro, e consequentemente na escuta, como base para a análise da obra, permitiu estudos comparativos de interpretações gravadas contribuindo para a compreensão de aspectos que não são revelados explicitamente na notação musical, mas que estão contidos no processo interpretativo. Os resultados advindos da análise comparativa de gravações no computador forneceram dados quantitativos acerca das dimensões do tempo e da dinâmica, revelando a maneira como cada intérprete utilizou esses recursos para valorizar determinados momentos na obra. Para a obtenção dos dados e a discussão dos resultados, optou-se pela utilização de recursos computacionais de análise de áudio do software Sonic Visualiser e da visualização das formas de onda das gravações. Os resultados se mostraram satisfatórios pois, ao apontar similaridades e diferenças entre as interpretações, permitiram compreender as opções interpretativas abordadas. Uma proposta interpretativa foi trazida pela pesquisadora em forma de gravação, seguida de uma discussão das opções interpretativas utilizadas. A pesquisa viabilizou a análise de elementos que nem sempre são evidenciados na notação da obra e que são importantes para o planejamento interpretativo e para a compreensão de uma obra musical.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Daniel Luis Barreiro (UFU) Prof. Dr. Alexandre Zamith Almeida (FAPESP - USP)
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Mário Rodrigues Videira Júnior (USP) Prof. Dr. Cesar Adriano Traldi (UFU)