CENA E PRESENTIFICAÇÃO: ANÁLISE DA PRESENÇA CÊNICA NA OBRA “MANERIES”, DA CIA LUIS GARAY UBERLÂNDIA 2011

Discente: 
Fernando César Prado
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Mestrado em Artes
Data da Defesa: 
Thu, 04/05/2012
Palavra Chave: 
Maneries, Presença Cênica, Identidade, Tempo e Corporeidade

Resumo: Esta dissertação analisa a obra Maneries, da Cia Luis Garay, de Buenos Aires – Argentina, a partir do conceito de Presença Cênica. Iniciamos por conceituar o termo Presença Cênica como representação da realidade, partindo da ideia do treinamento e daquilo que se quer dizer na performance. Traz para reflexão e contextualiza a Presença Cênica sob o olhar de alguns pensadores das artes e verticaliza o tema a partir dos Dispositivos da Presença, assim como do tripé da Presença: Construção da Presença, Manutenção da Presença e Virtualidade da Presença. Paralelo, acompanhamos entrevistas dadas, pela Cia Luis Garay, a este pesquisador e a partir dos testemunhos acompanhamos a trajetória do diretor e da perfomer Florencia Vecino. Por fim, são apresentadas as considerações finais, levando em conta o recorte da pesquisa.

 

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Luiz Humberto Martins Arantes
Banca / Examinador(es): 
Profª. Marcia Soares de Almeida (IFB) Prof. Dr. Fernando Manoel Aleixo (UFU)