Desvios de linguagem: as contribuições de Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a prática da apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil

Discente: 
Vitor Marcelino da Silva
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Mestrado em Artes
Data da Defesa: 
Thu, 03/01/2012
Palavra Chave: 
Apropriação de imagens, Rubens Gerchman, Nelson Leirner, anos 1960

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as contribuições dos artistas plásticos brasileiros Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a recorrente prática de apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil. Para isso, procurou-se definir primeiramente, alguns importantes conceitos e retomar uma concisa “história da apropriação de imagens”, para que se tornem claras quais são as relações, apontamentos e experimentações que ambos os artistas proporcionaram perante a história dessa prática. Analisar toda a produção dos artistas na qual se percebe a apropriação de imagens também foi importante para que sejam percebidas com maior clareza as efetivas contribuições. Dentro então dessa produção que se estendeu dos anos 1960 até os anos 1990, foram escolhidas uma obra e uma série que se mostraram significativas nesse processo e que, por isso, tiveram uma análise mais pontual: a obra Lindonéia – A Gioconda do subúrbio, produzida por Rubens Gerchman no ano de 1966 e a série Homenagem a Fontana, produzida por Nelson Leirner no ano de 1967 que é constituída por três trabalhos, Homenagem a Fontana I, II e III. As obras escolhidas se mostraram extremamente relevantes para que o objetivo da pesquisa fosse alcançado e sintetizam importantes questões de toda a produção apropriacionista dos artistas. O período extremamente próximo de produção das obras nos levou a analisar mais a fundo a segunda metade dos anos 1960 onde encontramos uma consistente produção teórica e artística que se mostrou totalmente propícia para que a prática da apropriação de imagens aflorasse. É a partir então da percepção do contexto artístico não só brasileiro, mas também internacional que foi possível perceber as contribuições destas importantes obras.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Marco Antonio Pasqualini de Andrade
Banca / Examinador(es): 
Profª. Drª. Virgínia Gil Araújo (UNIFESP) Profª. Drª. Heliana Ometto Nardin (UFU)