FRAGMENTOS INSTANTÂNEOS – um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp
Enviado por Denis, qua, 03/20/2013 - 20:00
Discente:
Caroliny Pereira Tipo:
Dissertação
Curso:
Programa Pós-Graduação em Artes - Mestrado em Artes
Data da Defesa:
Tue, 02/28/2012 Palavra Chave:
Nu descendo uma escada; Duchamp; mecanismo cinematográfico; movimento; Bergson.
Resumo: A pesquisa intitulada Fragmentos instantâneos, um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada de Marcel Duchamp, trata-se de uma pesquisa em fundamentos e reflexões em artes, no qual são realizados estudos da pintura Nu descendo uma escada , de Marcel Duchamp, e do conceito de mecanismo cinematográfico, do filósofo Henri Bergson. A pesquisa inicia-se a partir dos questionamentos sobre a possibilidade de haver um ponto de.intersecção entre um trabalho em arte e um conceito filosófico, os quais foram profundamente relevantes na modernidade e profícuos de desdobramentos na contemporaneidade e, nas discussões tanto no campo das artes, quanto na filosofia. Em outras palavras este trabalho foi realizado objetivando-se verificar em quais aspectos há convergências e divergências entre a pintura de Duchamp e o conceito de Bergson. A pesquisa foi realizada visando possibilitar a instauração de um diálogo entre arte e filosofia, dado através de um elemento que seria o amplexo de ambos, o cinema.
Banca/Orientador(es):
Prof. Dr. Marco Antônio Pasqualini de Andrade
Banca / Examinador(es):
Prof. Dr. Renato Ferracini (UNICAMP)
Profª. Drª. Claudia Maria França da Silva (UFU)
Anexos: