Ensino/Aprendizagem musical no ensaio: Um estudo de caso na Orquestra Camargo Guarnieri
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender o ensinar/aprender música nos ensaios da Orquestra Camargo Guarnieri. Diante desse objetivo, foi importante entender a estrutura e a organização do ensaio, as práticas pedagógico-musicais e os aspectos individuais e coletivos envolvidos no ensinar/aprender no ensaio dessa orquestra. Um estudo com esse foco pode contribuir para a área da educação musical na compreensão da produção do conhecimento em música e do contexto social dessa produção, além de possibilitar entender a dinâmica do ensinar/aprender nesse espaço com seus aspectos sociais e as várias nuances do processo educativo musical. Em uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, utilizando como procedimentos de coleta de dados a observação, os documentos escritos e as entrevistas com os maestros que foram responsáveis pela orquestra. As reflexões sobre as relações sociais na prática musical em conjunto foram fundamentadas em Schutz (1970; 1964a; 1964b), sobre o ensaio como espaço social em Bourdieu (2004), em Bozon (2000), no que diz respeito às hierarquias musicais, e em Kraemer (2000), sobre o conhecimento pedagógico-musical. Foram abordados aspectos relacionados à institucionalização, ao perfil dos músicos e a dinâmica organizacional dos ensaios na Orquestra Camargo Guarnieri. Algumas conclusões desta pesquisa estiveram associadas aos conteúdos e tipos de ensino/aprendizagem no ensaio dessa orquestra, colocando em questão tanto quem ensina quanto quem aprende; ao ensaio como espaço de ensino/aprendizagem musical; além da maneira como os músicos ensaiam, ensinam/aprendem com outros músicos nos vários momentos de preparação da obra musical.