Formação de nível técnico e atuação profissional do músico egresso do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia

Discente: 
Beatriz de Macedo Oliveira
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Mestrado em Artes
Data da Defesa: 
Thu, 03/15/2012
Palavra Chave: 
Conservatórios de Música; Curso Técnico; Educação Profissional; Mercado de Trabalho Musical; Músicos Egressos.

Resumo: Esta dissertação teve como tema a formação e atuação profissional de músicos de nível técnico sob a óptica da reforma da Educação Profissional, que apontou como uma de suas metas oferecer ao ensino profissionalizante, no Brasil, uma relação mais aproximada com os avanços tecnológicos e demandas atualizadas do mercado de trabalho. A pesquisa teve um interesse especial pela organização curricular de 2005, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia-MG (CEMCPC), que estabelecia um vínculo relacional entre formação e trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como egressos do Curso Técnico de Música do CEMCPC constroem relações entre a formação e a atuação profissional. O objeto de estudo se inseriu no campo da educação musical e buscou diálogo com áreas afins, visando subsidiar o referencial teórico. As noções de competência, flexibilidade, relação teoria/prática e mercado de trabalho foram categorias de análise
selecionadas para compreender algumas mudanças curriculares no CEMCPC e a relação entre formação e atuação desveladas pelos músicos selecionados para este estudo. A investigação se fundamentou na abordagem qualitativa. O estudo de caso foi a opção metodológica adotada. As fontes da pesquisa foram orais e escritas, e a entrevista semiestruturada foi priorizada como procedimento de coleta de dados. A dissertação foi elaborada em oito capítulos e se mostrou relevante para a área de Educação Musical, na perspectiva de conhecer as dimensões das relações entre formação e atuação que os músicos destacaram, bem como os desafios que enfrentam no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa poderão sensibilizar educadores musicais e gestores para refletir sobre a formação de músicos de nível técnico, buscando compromissos com o desenvolvimento de currículos fundamentados em ações mais reflexivas, contextualizadas e participativas.

Banca/Orientador(es): 
Profª. Drª. Sônia Tereza da Silva Ribeiro (UFU)
Banca / Examinador(es): 
Profª. Drª. Vanda Lima Bellard Freire (UFRJ) e Prof. Dr. José Soares de Deus (UFU)