Reflexões Interpretativas : canções para canto e piano de Kilza Setti

Fri, 05/20/2011
Palavra Chave:
Interpretação musical - Conhecimento tácito - Kilza Setti

O trabalho insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Reflexões em Artes do Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, investigando questões relativas à interpretação musical, através do estudo do texto e da linha do canto, dentro de uma seleção de canções para canto e piano da compositora Kilza Setti. A pesquisa realiza a averiguação da cientificidade da interpretação musical, a importância do texto e da linha do canto durante este processo e os fatores que podem ultrapassar o conhecimento racional, atingindo o intuitivo e o emocional. Três autores foram esteios para elucidar a abrangência das questões interpretativas: STEIN e SPIELMANN (1996), que discorrem sobre a forma canção; BAKHTIN (1979) acerca das funções do texto e POLANYI (1996) sobre a importância do conhecimento tácito. A escolha de Kilza Setti dá-se frente sua indubitável importância enquanto compositora e pesquisadora brasileira. Em nosso entendimento, a realização desta pesquisa revela-se como significativa uma vez que pode, além de auxiliar na compreensão do processo interpretativo, contribuir para o enriquecimento da literatura acadêmica sobre o tema.

Banca/Orientador(es):
Prof. Dr. Flávi Cardoso de Carvalho
Banca / Examinador(es):
Profa. Dra. Lília Neves Gonçalves - UFU e Profa. Dra. Adriana Giarolla Kayama - UNICAMP