A poética do vernáculo: os paineis de Geraldo Queiroz no Triângulo Mineiro

Discente: 
JUNIOR, Juscelino Humberto Cunha Machado Junior
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Artes
Data da Defesa: 
Tue, 02/01/2011
Palavra Chave: 
mural na modernidade, Geraldo Queiroz, mosaico.

O objeto desta dissertação vem a ser a pesquisa, documentação e análise da produção de painéis em pastilhas de vidro1 do artista uberlandense Geraldo Queiroz, procurando contribuir para uma lacunanão preenchida no campo acadêmico, que é a análise e documentaçãohistoriográfica da produção periférica de arte, fora dos grandes centros oucapitais, mas dentro de uma discussão acerca da síntese das artes e ideais modernistas debatidos não apenas em todo o país, mas também internacionalmente no segundo pós-guerra. Ainda, obras em mosaicos pouco são referenciadas pela literatura, demonstrando carência no estudo da arte musiva no Brasil, mesmo esta obtendo repercussão no movimento moderno. Geraldo Queiroz confeccionou diversos painéis integrados a uma arquitetura de caráter modernista muito difundida na região do Triângulo Mineiro, na década de 1950, principalmente, pela atuação do arquiteto João Jorge Coury , o qual manteve parceria com o artista em muitos projetos. Parte da obra do artista, como os painéis, tem grande relevância na história de Uberlândia. Com o desenvolvimento da cidade e a crescente descaracterização das edificações, por reforma ou demolição, os painéis estão se perdendo, representando não apenas a perda de um patrimônio artístico de um bem integrado, mas a perda de referenciais culturais, empobrecendo os conteúdos de nossa memória coletiva. Dentro de uma vertente criativa orientada pela tradição, a obra do artista retomou a pastilha de vidro na composição de obras com caráter densamente figurativo, imprimindo, assim, um virtuosismo técnico admirado pelo seu caráter ornamental. Para a realização desta pesquisa, tomamos como base dois tipos de pesquisa: pesquisa teórica (bibliográfica) e pesquisa de campo (entrevistas, documentos e obras). A pesquisa teórica englobou áreas de artes visuais, história, arquitetura, sociologia, filosofia, dentre outras afins, para fundamentar discussões e a análise dos dados, compreendendo também, documentos diversos, como jornais, revistas, catálogos, relacionados ao artista e a sua produção. A obtenção dos dados foi feita por meio de revisão de literatura e pesquisa documental: fotografias, dimensionamento, materialidade; abarcando questões vinculadas à plasticidade (cores, composição, estrutura e forma) e fornecendo informações acerca das obras. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com a família, amigos, historiadores de arte e pessoas ligadas ao artista. Esta etapa foi fundamental para o esclarecimento de questões relacionadas à vida e obra, bem como de características relacionadas à expressão artística em termos técnicos e de materialidade, para análise das imagens numa demanda “extra-artística”.

Banca/Orientador(es): 
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
Banca / Examinador(es): 
Marilia Maria Brasileiro Teixeira - UFU e Emeson Dionísio Gomes de Oliveira - UnB