"Tem gente ali que estuda música para a vida!": um estudo de caso sobre jovens que musicam no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia

Discente: 
ARANTES, Lucielle Farias
Tipo: 
Dissertação
Curso: 
Artes
Data da Defesa: 
Mon, 06/27/2011
Palavra Chave: 
Jovens e Práticas Musicais; Condição Juvenil; Projeto Social.

 

Esta pesquisa se situa dentre os estudos sobre Juventudes, especificamente no debatesobre “Juventudes e músicas”. Enquanto campo acadêmico insere-se na EducaçãoMusical, em sua abordagem sociocultural. Caracterizada como um estudo de casoqualitativo, a investigação tem como propósito conhecer como as práticas musicaisvivenciadas por jovens do projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia (Uberlândia –MG) incidem sobre a constituição de sua condição juvenil (ABAD, 2002; ABRAMO, 2008;DAYRELL, 2007; SINGER, 2008; SPOSITO, 2008). Para isso, busca apreender ascircunstâncias do envolvimento desses atores com as práticas musicais no projeto socialconfigurado como um espaço de ensino e aprendizagem de instrumentos de cordasfriccionadas; os modos como constroem seu conhecimento sobre práticas musicais e ossignificados que atribuem a tais práticas frente à sua condição juvenil. Os dados dapesquisa mostram que no projeto, os jovens têm experiências que marcam sua vivência,repercutindo em seu relacionamento com instâncias como a familiar, a escolar e a dotrabalho. Ao passo em que experimentam o fazer musical naquele contexto, constroemconhecimentos e constituem-se como sujeitos – exercitando e reconhecendo suaspotencialidades; construindo e regulando sua autoidentidade; idealizando projetos devida; estabelecendo laços de afetividade; sentindo-se pertencentes a um grupo;relacionando-se com instâncias socializadoras tradicionais; tomando responsabilidadespara si, pensando e agindo de forma autônoma. Isso, motivados pela participação noprojeto enquanto um espaço de sociabilidade tomado como o seu “pedaço” (MAGNANI,2002, 2007a, 2007b); pela oportunidade de experimentação das práticas musicaisvalorizadas enquanto um processo de caráter vivencial e comunitário (SMALL, 1989,1998, 1999); pela possibilidade de interação com a música em circunstâncias específicas,incorrendo na “força semiótica da música” (DENORA, 2000, 2003); pela expansão dorelacionamento com as práticas musicais vivenciadas no projeto a outros espaçosintegrantes do “circuito” (MAGNANI, 2002, 2007a,2007b) e, ainda, pela restrita influênciados adultos naquele contexto. O estudo de caso pretende contribuir às reflexõesconcernentes à Educação Musical na medida em que focaliza o sujeito a quem sedestinam os processos de ensino e aprendizagem, tomando-o em sua condição de vida eevidenciando a complexidade de sua relação com as práticas musicais, implicadas naprópria constituição da condição juvenil desses atores.

Banca/Orientador(es): 
Profa. Dra. Margarete Arroyo
Banca / Examinador(es): 
Profa. Dra. Lília Neves Gonçalves - UFU e Profa. Dra. Jusamara Vieira de Souza - UFRGS