Ana Maria Pacheco Carneiro

Docente 3 Grau
colaboradora até 16/03/2015. Descredenciada.
34-3239-4522

Possui graduação em Bacharelado e Licenc. em Filosofia da História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1964), mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2010). É professora adjunta nível I da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Improvisação e Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, ator, interpretação, teatro de rua e direção. Participou da pesquisa de linguagem teatral orientada pelo diretor Amir Haddad (1976-1980/RJ), que deu origem ao Grupo Teatral Tá na Rua, do qual foi uma das atrizes formadoras e onde permaneceu até 2002. O trabalho na Universidade tem dois focos principais de interesse: investigações sobre a utilização de imagens na pesquisa e no ensino do teatro - que abarca a criação e desenvolvimento do Banco de Textos Imagens e Sons (BTIS) do curso de Teatro/UFU -, e o teatro de rua.