Baila Bonito Baiadô: educação dança e culturas populares em Uberlândia Minas Gerais.

Ano Início: 2003

Descrição:
Baila bonito baiadô é um estudo sobre a relação entre culturas populares tradicionais da cidade de Uberlândia e uma escola de Educação Formal dentro do contexto da contemporaneidade. Dentre as expressões populares, foi destacado o Congado, evidenciando os aspectos estéticos e criadores, contextualizado num processo histórico de dominação. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira foi o desenvolvimento do grupo Baiadô, pesquisa e prática das danças brasileiras, que ao relacionar as artes cênicas e as culturas populares revelou os aspectos populares da educação encontrados nas culturas populares de Uberlândia. A segunda etapa da pesquisa foi uma intervenção na educação formal por meio do oferecimento de um curso de dança, ministrado por integrantes do grupo Baiadô nas terceiras séries do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Uberlândia. A mediação da dança enfatizou os aspectos sensíveis, estéticos, emocionais e criativos desse processo de ensino e aprendizagem. As culturas populares promoveram a relação íntima com o contexto. Foi o enfrentamento de um desafio que envolveu a sociedade, os estudantes, as instituições e os educadores numa atividade de arte trabalhada de maneira sensível e criativa.

Docente: Renata Bittencourt Meira