Entre retratos, paisagens e histórias: um estudo comparativo sobre a sobrevivência dos 'gêneros' na arte moderna e contemporânea brasileira

Descrição: O presente Projeto de Pesquisa trata de refletir sobre a recuperação e sobrevivência, moderna e contemporânea, da noção dos 'gêneros artístico' (especialmente da Paisagem, do Retrato, e da Pintura de História), revisando o conceito de "anacronia" e sublinhando a dinâmica dos deslocamentos e descentramentos culturais, no tempo e no espaço, participando assim da revisão contemporânea da historiografia da arte, frente a falência de uma história pretensamente universal e totalizante, mas eurocêntrica em sua essência. Propõe-se assim a realização de investigações que lidem com a multiplicidade de tempos (heterocronías) contidos nos objetos artísticos, analisados como depositórios de múltiplas camadas de memórias, e não somente como consequência de uma história cronológica e linear. Possibilidades de pesquisa fundamentais para se efetivamente pensar numa história da arte praticada de novos ângulos, sobretudo diante do contexto da expansão crítica de nossa disciplina na America Latina e no Brasil (também fora do eixo Rio-São Paulo), territórios onde se expressa continuamente a tensão entre uma arte e cultura regionais (a "hora local"), e a idéia hegemônioca de uma arte e cultura globais e internacionais ( a "hora ocidental"). O presente Projeto de Pesquisa está cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, e plenamente integrado aos objetivos do NUPAV (Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais), Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ, já havendo resultado em orientações de Iniciação Científica e de Mestrado, publicações, curadorias e participações com apresentação de trabalhos em seminários e congressos. As perspectivas do Projeto são bastante positivas, uma vez que ela acompanha a consolidação do Mestrado em Artes (iniciado em 2009) da Universidade Federal de Uberlândia, seu locus físico e institucional. Gradualmente se pretende a partir de 2011, para um melhor desenvolvimento do trabalho, estabelecer parcerias estatégicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado acadêmico ( 2) .
Integrantes: João Paulo Machado - Integrante / Mariana Borges Bizinotto - Integrante / Dayane Justino - Integrante / Arley Gomes Leite - Integrante / Sibele Lemes Girvent Deu - Integrante / Marcus Vinicius Lima Quaresma - Integrante / Renato Palumbo Doria - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 8.