Irlei Margarete Cruz Machado

Docente 3 Grau
permanente até 26/05/2015. Descredenciada.
34 3239-4413

Irley Machado possui graduação em Artes Cênicas - bacharelado com habilitação em Direção teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Artes - área teatro pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em literatura Études du monde lusophone - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002).Diploma aditado e equivalente para e pelo curso de Doutorado em Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1995 é professora da Universidade Federal de Uberlândia, onde atualmente é professora adjunta no curso de graduação em teatro. Em 2006 passa a fazer parte do corpo docente permanente do Mestrado em Teoria Literária, do Instituto de Letras da UFU. É também professora permnente do Mestrado em Artes da FAFCS-UFU. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, teoria e prática, dramaturgia, literatura dramática e história do espetáculo, direção teatral, teatro de máscaras. A partir de 2003 coordena um grupo de pesquisa que estuda A dramaturgia poética de Federico Garcia Lorca. Participa do Laboratório de textos e cenas do Departamentio de Música e Artes Cênicas e coordena com a professora Enivalda Nunes Freitas e Souza do ILEEL/UFU, o grupo de estudos Poéticas e Imaginário. Atualmente está na Diretoria de Cultura da UFU, no cargo de Diretora de Cultura.