Análise do Estado do Conhecimento sobre pesquisa que focalizam a articulação juventude música popular e escola a partir de dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1996 e 2006.

Descrição:

Esta pesquisa vem dar continuidade ao estudo da temática “interações juventude e música" desenvolvido pela proponente deste 2004. Esta proposta de investigação tem por objetivos mapear e analisar a produção do conhecimento sobre a articulação juventude, música popular e escola registrada em trabalhos de pós-graduação - dissertações e teses - de diferentes áreas, produzidos entre 1996 e 2006. A questão da pesquisa foi assim formulada: quais as características epistemológicas e metodológicas e as tendências da produção brasileira do conhecimento relativo à articulação juventude, música popular e escola, focalizando as dissertações e teses defendidas entre 1996 e 2006 nos programas de pó-graduação em Educação Musical, Música, Educação, Antropologia, Sociologia e Psicologia? A fundamentação teórica toma as questões de ordem epistemológicas do campo da Educação Musical levantadas por R. Kramer (2000) e as características da produção do conhecimento científico contemporâneo, de acordo com Boaventura Santos (1996). Os procedimentos metodológicos estão baseados na análise documental Bardin (1988). Espera-se com este trabalho contribuir para a compreensão do estado atual das pesquisas nessa temática, bem como para o avanço do conhecimento neste campo de produção.

Ano Início: 2006

Docentes: